quinta-feira, 19 de novembro de 2009


O Pecado de Davi e Suas Consequencias
Texto Aureo
“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.” (2 Samuel c.11v.1)

Texto Base 2 Samuel c.11 vs.1-17

CONTEXTUALIZAÇÂO


O povo de Israel estava vivendo um momento grandioso diante das outras nações, todas as guerras eram vencidas com faciidades, a boa fama do exercito do rei Davi chegará longe, todas as nações os temiam.
O exercito de Israel havia vencido todos os filisteus e o rei havia conquistado além de terra e bens também uma boa amizade e convivencia diplomática com as nações e reis vizinhos.
Naás, rei dos Amonitas morreu e o rei mandou mensageiros irem até o palácio governamental prestar suas condelências aos filhos de Naás, porém nesta época Hanum já havia assumido o reinado, e ouvindo um mal conselho de seus seus ministros não soube interpretar o gesto afetivo do rei, seus conselheiros levantaram a hipótese de que aqueles mensageiros estavam ali com a intenção de espiar a terra, o rei imaturamente prende os mensageiros de Davi, lhes raspam a barba e cortaram suas roupas, pela metade, até a altura das nádegas, o que èra de grande insulto aos judeus, e o rei ficou sabendo deste episódio e ordena aos mensageiros para ficarem em Jericó até a barba crescer e só depois voltassem para casa. Isto foi o suficiente para mais uma guerra, a final era a honra dos judeus que estava em jogo. Quando Hanum viu o que tinha feito se organizou para a guerra, contratando 1 mil soldados mais 20 mil soldades da infantaria e mais 12 mil homens para reforço , 32 mil carros de guerra e seus guiadores e caminharam em direção a Israel e davi armou seu exercito e os enviou para o combate. E o exercito de Israel os colocou pra correr, depois eles se juntaram a Hadadezer, e Davi foi ao encontro e matou parte deles e os outros se renderam a Davi e seu exercito, porém os Amonitas ficaram com medo de retornar e fazer aliança com Israel.
Depois de um ano, sempre na primavera Davi prepara seu exercito e os envia para o campo de batalha para derrotarem os Amonitas, porem o rei permanece em Jerusalém. Com o passar dos anos Davi ficará mais confiante e não percebera que como líder de uma naçãos como a de Israel ele não deveria se afastar da frente dos soldados.
Numa certa tarde, ele se levando do sono costumeiro depois do almoço e começa a passar pelo palácio e do terraço ele encherga todas terras e bens que havia conquistado. Até que seus olhos captam uma visão espetacular; uma linda mulher morena, tomando banho no rio de aguas cristalinas próximo ao palácio, alguns historiadores dizem que quando a mulheres judias chegavam ao fim do seu ciclo menstrual devia se lavar em aguas correntes para purificação de seu corpo e preparação sexual, era um ritual único e que despertava toda a sensualidade feminina, o rei Davi não parou de olhar para ela e ainda convidou alguns amigos que estavam e os fez algumas perguntas; quem seria aquela linda mulher e descobriu que era filha de Eliã(Amiel) da tribo de Dã, era casada com Urias, o um soldado fiel a Deus e ao rei Davi, inclusive estava na guerra, o nome deta mulher era Bate-seba.Trouxeram a mulher e Davi teve relações sexuais, adulterou com ela.
Bate-Seba engravidou de Davi e lhe mandou um recado dizendo estar grávida. Aflito com a revelação de seu pecado iminente, o rei mandou chamar Urias que estava no campo de Batalha e depois de pedir informações sobre Joabe e o exercito lhe presenteia e sugere que vá dormir em casa, descansar um pouco, mais Urias não vai, dorme na entrada do Palácio onde os guardas dormiam. Ao saber deste iposódio o rei manda chamá-lo e lhe pergunta por que ele não foi dormir em casa, e ele responde: “A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa”.
Diante da situação o rei fica sem saída e projeta um jeito de fazê-lo ter relações sexuais com sua esposa, pede pra ficar mais um dia e o convida para tomar o café da manha e o embriagou e mesmo assim não voltou pra casa, e Davi faz uma carta ordenando a Joabe que o coloque na frente da batalha, para que morra e a entregou nas mãos de Urias, a propria sentencia de morte.

COMENTÁRIO DA LIÇÃO BÍBLICA DOMINICAL

I - Davi e a tentação antes do Pecado

È preciso tomar consciencia de que nem um de nós estamos livres da tentação, por mais ungido ou cheio de dons ninguém escapa das tentações. Tentação é o sentimento que alguém tem quando deseja tomar uma atitude que contraria seus valores e crenças. O pecado esta no não controle desses sentimentos ou na evidenciação destes.
A paixão enlouquecida de Davi por Bate-Seba lhes trouxe muitas derrotas, doenças e decepções consigo mesmo. Veja os passos trilhados por ele até consumar o ato em si; a) ele a viu no banho. B) insistiu em permanecer vendo. C) convidou amigos do palácio para saber quem era a jovem. D) Colheu informações sobre a vida dela. E) Soube que o pai dela era um velho amigo da tribo de Dã que sempre estava do seu lado. F) Soube que ela era casada. G) E que o marido dela era seu fiel amigo e muito temente a Deus.
Essas informações forma adiquiridas durante todo o planejamento do envolviemento sexual, não foi um lápso foi muito bem planejado. Alguns historiadores machistas questionam o fato de Bate-Seba estar banhando nua em plena a luz do dia, mais a questão é, como uma mulher que esta sozinha em casa vai ao rio para se lavar, lembre-se, ela estava saindo do período menstrual, como o costume, a noite, Sozinha? E o erro não era dela, era ele quem estava no lugar errado, ele devia estar na guerra e teve tempo de analizar se dava créditos as paixões da carne ou não.
A Bíblia fala de aspectos da tentação; 1 – O Diabo,(Espiritual) ele é um ser espiritual e se opõe a todas as formas que levem o homem a Deus, projeta filosofias e ciências que tentam provar a não existencia de Deus e do Senhor Jesus Cristo como Salvador e do Espírito Santo como consolador que batiza.; 2 – O Mundo(Socioafetivo) que é o sistema dominado por filosofias e teses que ofendem a Família, a Igreja e o Estado com inversão de valores e contestação das doutrinas sagradas; 3 – A Carne (Biológico), que são nossos desejos e paixões, uma vez não controlados nos levam a um mundo de escravidão e de perversão moral.
“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago c.4 v.7)

II – Davi e o seu pecado

Após cometer o seu pecado(adultério) Davi tentar escondê-lo. E essas tentativas foram tão hostis quanto o pecado inicial e cada vez mais o afastava de Deus e o empobrecia espiritualmente.
A questão agora não era só o pecado carnal, aduletério, mentiras e tentativas de ocultação começou a fazer parte das noites sem sono do rei, veja; 1 – Mentiras, Davi manda chamar Urias “a fim” de saber como estava joabe e os outros soldados, 2 - Tentativa de Suborno dá um presente para Urias. 3 – Prevaricação, manda o soldado ir descansar, uma vez que os soldados estavam em guerra, ninguém podia vir pra casa. 4 – Omissão, insiste para que Urias tome o café da manhã com ele com a intenção de simular o ato da relação sexual com a esposa. 5 – Um banquete Calculista, projetando que se Urias embebedasse não teria a certeza da relação sexual com sua esposa. 5 - Assassinato impiedoso, escreve uma carta ordenando o assassinato e entrega para o próprio Urias levar ao Capitão, com duas possibilidades se Urias lesse morreria por infidelidade e se não lesse morreria por ingenuidade.
Para encobrir o pecado o rei casa-se com Bate-Seba, o que aos olhos do povo parecia uma bondade da parte do rei, pois livrou uma pobre mulher da viuvez e da solidão. Com o passar dos anos o profeta Natã o veio visitar e revela o seu pecado de maneira simples e sobrenatural. Davi fica tão infurecido com a história que logo dá sentença ao ouvir a história. È mesmo assim quem comete pecado sempre acha que os outros estão pecando, tem um censo de justiça aguçado e condena ao próximo com muita pressa e altivez. O Profeta Natã revela ao rei o seu pecado o que lhe faz cair sobre a sua façe, em prantos clama por socorro dos céus.

III – Consequencias do Pecado

O senhor permitiu a doença e morte deste filho, para que Davi pudesse se reerguer pois sua frustração era visível, mais lhe deu um outro filho como sinal de seu perdão pelo arrependimento.
Deus repreendeu ferozmente a Davi, pois não era isto que Deus havia reservado pra ele, mais foi isto que ele escolheu, Davi ficou em estado de Depressão profundo, chorava constantemente, sua alegria se tornará em prantos, sente dores e vontade de morrer, suas derrotas dentro de casa foram constantes, conquistara reinos e nação e perdera sua casa; teve uma filha violentada pelo proprio irmão, dois de seus filhos mortos, uma tentativa de golpe de estado de um de seus filhos.
Ele se coloca a clamar por piedade a Deus e Ele o atende.
O que nós temos feito em diante de nossos proprios pecados?
É certo de que as consequencias serão pagas, não obstante que temos um Advogado por excelencia, e temos um único Supremo Juíz que julga as nossas causas e dependendo do nosso nível de arrendimento e abranda nossas penas e até nos reabilita pra viver em sociedade e em comunhão com ele novamente.


Em Cristo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário