quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Escola Bíblica Dominical
Ensinado a Palavra, Edificando vidas, Contruindo o futuro

A Restauração espiritual de Davi




Texto Aureo
“Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã: Também o Senhor perdoou o teu pecado, você não morrerá”(II Sm 12.13)

Contextualização
Depois do pecado, o rei Davi ficará doente, e seu animo não éra mais o mesmo, ele confessa que ficará deprimido, com dores nos ossos(Sl 51.8) sentia impureza no corpo(Sl 51.2 e 11) e alma aflita(Sl 51.12). Mais Deus sempre envia socorro oas seus, e o envia o Profeta Natã a falar com ele:
Havia dois homens que moravam próximos de em uma cidade interiorana, um era rico e o outro pobre, o primeiro tinha uma linda casa, prestígio, servos, bois, gado, ovelhas, cavalos e uma linda plantação, já o outro, tinha uma cordeirinha que havia comprado com muito esforço, eles comiam e bebiam juntos, seus filhos a amavam e adormecia em seus braços, seu amor por ela era maior do que o amor paterno.
Um certo dia o homem rico recebeu um velho amigo e para comemorar sua chegada mandou preparar um banquete e buscar o cordeirinha do homem pobre para churrasquear, eles se fartaram da cordeirinha do pobre homem pobre.
O rei Davi se encheu de fúria e disse: Eu juro, pelo nome do Senhor que este homem deve perder a vida e restituir quatro vezes mais, o preço corrigido, daquela cordeirinha ao homem pobre.
Natã: Voçê é este homem!, assim diz o Senhor: Eu te ungi rei em Israel e te entreguei as nações em suas mãos, te livrei das mãos de Saul, te dei linda casa, as mulheres mais lindas para a sua escolha, nada do que me pedissse eu te negaria. Mais você, desprezou minha Palavra, cometeu assassinato com seu amigo/vizinho pobre, Urias, com as espadas conquistadas para matarem seus inimigos. Você cometeu adultério, e escondeu isto do povo, áh Davi, seus pecados vão ser revelados ao povo a luz do dia, desgraça você atraiu para sua família.
Davi responde: Pequei contra o Senhor.
Natã: O senhor te perdoou, voce não morrerá, porém o menino morrerá.
O menio logo adoeceu, Davi orou e jejuou e implorou pela misericordia de Deus, passou a noite com a cara no chão como sinal de humilhação, os seus assessores vinham trazer comida e ele rejeitava, e no início do dia o menino morreu, e Davi percebendo o movimento no palácio, confirmada a morte de seu filho, se levanta, toma um banho, perfuma-se e troca de roupa, entra no santuário e adora a Deus, volta pro palácio para se alimentar. Depois de consolar sua mulher, ele a amou muito mais.
Deus os concedeu outro filho.

A Lição
I - A Restauração e a Palavra de Deus

Davi era um homem segundo o coração de Deus, seu amor por sua palavra é percebida nos diversos salmos e canções produzidas nas montanhas e nos momentos de meditação, mesmo depois de ser ungido rei, ainda respeitava a unção sobre a vida do rei Saul, ele levava a Palavra à sério, meditava nela e adorava ao Senhor de verdade.
Daí a necessidade de prestarmos reverência à Palavra, ouví-la, recebê-la e meditar nela dia e noite, pois é só através da Palavra que temos forças para não ceder as tentações cotidianas, uma vez guardada no coração nós não pecaremos contra o Senhor e porque Dele vem o livramento e o Espírito Santo nos faz lembrar dela(Palavra) nos momentos de confronto espiritual. É preciso aprender a manuseá-la de forma a não sermos pegos pelas heresias teológicas que estão nos rondando por aí.

II - A restauração e a influência de fatores externos em nossas decisões

A cultura daquela época garantia aos reis tudo o que eles queriam, eram considerados semideuses, e nada lhes podia ser negado. Hoje, portanto a nossa cultura não esta muito diferente, tem uns que estão no poder que pode quase tudo, fazem o que lhe vem a mente e ninguém os podem impedir, e nisto ovelhas alheias ainda estão sendo sacrificadas.
A inversão de valores e o relativismo tem corroído muitas igrejas e pastores que por falta de obediencia a Palavra, pecam e facilitam pecados, a pessoas com “poderes” aquisitivos, sociais e políticos de maneira vergonhosa. A cultura não pode continuar sendo a justificativa para que as desobediencias à Palavra sejam praticadas, Davi, mesmo diante das facilitações da sociedade e da igreja podia escolher não pecar e nós também podemos escolher.
Nosso dever como igreja, é preservar nossa pureza, facilitar a entrada no seu não é função nossa, nós indicamos o Caminho mais só existe uma única porta, que é estreita e cheia de renúncias, ela é Jesus Cristo, é por ela pobres e ricos vão entrar.
Mostrar o pecado sim, condenar o pecador não. Neste termo a restauração depende do arrependimento de quem comete o pecado: “Porque eu conheço as minhas transgressões; e o meu pecado esta diante de mim”.(Sl 51.3)

III - A restauração e a atitude diante do pecado

A ferida que o pecado faz em nós pode com a ajuda de Jesus, sê curada, porém a cicatriz vai ficar alí, sempre a vista, para que lembremos das atitudes que provocaram aquelas cicatrizes. E isto tem tirado a paz de muitos cristãos, o Apostolo nos aconselha; é bom que não pequemos mais se alguém pecar é importante que saibamos que temos um advogado para defender as nossas causas. Olha, dependendo do nível do crime o advogado livra da prisão perpétua e do regime fechado, mais não livra das penas alternativas e não consegue limpar a ficha, uma vez cometeu um ato ilícito, ficamos marcado, mesmo depois de cumprir a pena. São as consequências.
Reconheçamos que Deus é Puro, e sua misericórdia é o que nos sustenta, e pela sua Graça é que somos salvos, quando Ele perdoa, perdoa de verdade, joga no mar do esquecimento e não lembra mais, então chego a conclusão de que não é Deus que fica nos acusando, mais sim o inimigo de nossas almas. A Santidade de Deus cobre todo e qualquer pecado.

Conclusão

Nem um de nós estamos sujeitos a não pecar, porém, nossa aliança com Deus não nos permite lutar sozinhos, e sem Ele é impossível não pecar.
Existe um atalho para o caminho da restauração espiritual, devemos nos arrepender, confessar e abandonar a prática do pecado. Davi foi totalmente restaurado, escreu muitos salmos e poesias que nos inspiram até hoje, o que me chama atenção é que ele era um ADORADOR, seu quebrantamento diante diante de seu pecado, diferente de Saul, comoveu o coração do criador.
Lembre-se que ao perceber que o filho havia morrido, ele se levantou e tomou uma posição, é isto que Deus espera da gente, que nos levantemos e tomemos uma posição.
Que sejamos sóbrios, que nos afastemos de todo o vício, de toda palavra indecente, e toda forma de pecado e nos acheguemos mais a Deus que é absoluto em Santidade Poder e Amor para nos regenerar e nos lavar no seu poderoso sangue para que alcancemos a estatura de cidadãos perfeitos alvos tão quanto a neve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário