quarta-feira, 2 de dezembro de 2009


Escola Bíblica Dominical

Davi e o preço da negligência na família





Texto Áureo
“Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modestia”(I Tm 3.4)

Contextualização
O Senhor sabendo da propensão de Israel para as culturas das nações a serem conquistadas, já havia colocado um alerta quanto esta aculturação, choque das culturas e a endoculturação, misturas das culturas pelas quais estavam inserido os cultos pagãos e também inversão de valores morais e sexuais.
O rei Davi não era diferente, havia uma cultura de que os reis poderiam ter várias mulheres e não poderiam lhe ser negada nem uma delas, como também é o caso do rei Salomão, seu filho, que teve mil mulheres, seguindo esta triste hereditariedade.
Davi havia conquistado muitas nações e seu reino estava forte durante esses muitos anos de reinado e sua preocupação estava somente ali, porém, nós encontramos uma passagem apenas que trata do seu carinho com uma de suas mulheres Bate-Seba, quando a criança morreu, a bíblia diz que ele a consolou. Nós não encontramos nem um relato bíblico do cuidado, carinho ou diálogo fraternal de Davi para com seus filhos.

I – Davi fracassa na formação cultural de seus filhos
O povo hebreu tinha uma grande facilidade em assimilar com as culturas das nações vizinhas desde o início da sua história, e Deus reprova essa atitude, nós como cristãos devemos permanecer assim, cristãos, até mesmo diante das culturas impostas por quaquer sociedade, deve ocorrer uma separação ou distinção entre os que servem a Deus e dos que não servem a Deus no comportamento como forma de pregação eloquente.
No período monarquico isto foi notório, os costumes e as culturas dessas nações conquistadas procedia de adoração a deuses pagãos e pecados sexuais de todos os tipos. Davi logo adimitiu a poligamia, reservada aos reis, e teve várias mulheres o que se repetiu com seus filhos e descendentes.
Por falta de discipulado e dessa comportamento hereditário, seus filhos cometeram pecados diversos sem que fossem advertidos, a falta de limites e de diálogo, até hoje tem feito jovens crentes se aprofundarem no sub-mundo do pecado sem que se perceba assim:
Amnon, filho de Aionã, dominado por uma atração física, se apaixonou por sua meia irmã Tamar, de uma forma tão terrível que ele adoeceu, e seguindo o mau conselho de um mau amigo, na visita exporádica do pai pediu para que Tamar o servisse em seu leito, o que demonstra que Davi não estava presente, como é o caso de muitos pais hoje, por causa do trabalho e da própria Obra, não conseguem administrar seu tempo para assistencializar seus filhos e esposa, igreja e trabalho. Amnon forçou a relação sexual, estrupou sua própria irmã, estava tão claro sua paixão enlouquecida que ele sentiu nojo dela após o ato, era simplesmente desejo carnal e sexual, cometendo incesto, o que também não justifica tão ato.
Sabendo do episódio Absalão, filho de Maaca, assassinou seu irmão Amnon por causa do estupro de Tamar, fugiu e se escondeu numa tenda no terraço do palácio e lá adulterou com dez prostitutas que prestavam serviço a seu pai.
Adonias, filho de Hagite, um rapaz prepotente, sem nem um temor declarou ser rei antes da morte de seu pai, acabou sendo assassinado, com justificativa de Golpe de estado pelo seu irmão Salomão.
Salomão, filho de Bate-Seba, foi um rei próspero, enriqueceu, granjeou ouro e prata como nem um outro rei, construiu o palácio e o templo, sua sabedoria atraía turistas, reis que viajavam de longe para contatar sua sabedoria e organização governamental, porém sua vida se tornou uma ruína por causa das suas muitas mulheres, que introduziram culturas profanas e pagãs no palácio e no templo do Senhor, e o rei aceitou suas ofertas e conselhos.

II – Davi fracassa ao não impor limites

Percebe-se que Davi foi um grande líder, suas preocupações estavam voltadas para a expansão do reinado, mostra-nos que era um grande estrategista militar e carismático ganhava multidões de adeptos e sua riqueza era vista por muitos. Porém, sua negligência com sua família era visível, a bíblia diz que quando ele soube do estupro de sua filha Tamar por seu filho Amnom, ficou irado mais não houve nem uma repreensão e nem uma atidude como pai, o que motivou Absalão a odiar e matar o proprio irmão, e isto levou cerca de três anos para acontecer, enquanto isto a revolta e o ódio crescia no coração de Absalão se que houvesse tratamento ou cura.
Os Valores familiares e o temor ao Senhor não foi ensinado de forma simples para os filhos de Davi, não foi estabelicido os papéis de cada um na familia do monarca. Absalão e Adonias planejaram golpes de estado, levantaram montim para assumir o reinado mesmo que para isso fosse necessário assassinar o próprio pai, como foi o caso de Absalão, morto em combate contra o reinado do próprio pai.
Se nossos filhos não nos aceitam ou nos enfrentam nas relações de pais e filhos, tem alguma coisa fora do lugar, temos que nos atentar para isto, pois pode ser um pedido inconsciente de socorro.
Como estebelecer regras de convivência e respeito dentro de casa? Como propor aos filhos essa sujeição sem que a autonômia deles sejam comprometida?
Para os pais que desejam alcançar o número onze, sujiro dez passos de forma expositiva, lembrem-se, se seguirem a lista ao contrário não surgirá o efeito pretendido:
1) Amar a Deus sobre todas as coisas
“Ame a Deus de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
(Mc 12.33)
2) Amar a esposa como Cristo amou a Igreja
“Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”. (Ef 5.28)
3) Amar aos filhos incondicionalmente
“Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas”. (Gn 37.3)
4) Respeitá-los como seres únicos e autonomos
“Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo”.(Gn 37.11)
5) Ensinar a Palavra de Deus todos dias
“E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”.(Dt 6.7)
6) Orar por e com eles
“Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente”.(Hb 13.18)
7) Discipliná-los quando for necessário
“Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá”.(Pv 23.13)
8) Fazer do ambiente familiar o melhor lugar para se estar.
“Então, caindo em si, disse:
Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai,
E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou” (Lc 15 17, 18 a, 20)
9) Diálogo frequente e instrutivo
“Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles”.(Lc 24.15)
10) Ganhar o respeito como um verdadeiro cristão.
“Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica”. (Fl 1.27)
11) Ganhá-lo para Cristo
"Porque não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio, para conduzir os nossos filhos à obediência, por palavra e por obras”.(Rm 15.18) - adaptado


III – Davi fracassa como pai

Sua ausência não era só fisica, percebe-se uma ausência afetiva, instrutiva e normativa para os filhos de Davi. A ausência da figura paternal fica perceptiva nas más companhias que os filhos adiquirem ao longo de suas vidas, conselhos maus e atitudes sombrias não são adiquiridas nos bancos dominicais nem tampouco no abraço maternal e paternal depois de um longo dia de trabalho e canseira, entende?
Depois de assassinar seu irmão, Absalão foge para um lugar chamado Gesur e só volta para o palácio, para casa, depois de três anos, através das insistências de Joabe, amigo e capitão-chefe da guarda de Davi, não obstante que o pai(Davi) não havia perdoado seu filho, porém nestes três anos de afastamento o mau caráter que por ventura nossos filhos tenham podem ser melhorados, por mais que haja perdão daqui a três anos, mais nossa atitude perdoadora deve ser hoje e agora.

Conclusão

A família sem dúvida é um projeto de Deus, nossa esposa é o que nos completa, nossos filhos são templos que precisam ser construídos, tijolo a tijolo, para que através da Palavra consigamos morada para o Espírito Santo dentro deles, não é forçado é com Amor, Dedicação, Perdão, Compreensão e mais Amor ainda.
Se pretendemos ter uma família próspera, não há outro caminho é seguir os passos de Jesus e fazer como Ele faria.
Disciplina, limites e afetividade são sinônimos de Amar. Cuidar das nossas famílias e Amar a Deus são características da identidade do homem que verdadeiramente é próspero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário