quinta-feira, 10 de dezembro de 2009


Escola Bíblica Dominical
Davi e a restauração do culto a Jheová
Texto Base
“Dai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes e vinde perante ele adorai ao Senhor na beleza da sua Santidade”.(I Cr 16.29)
A Arca da Aliança estava na casa de Obede-Edom e Davi se propoe buscá-la para Jerusalém, ele escolheu cuidadosamente as pessoas que iriam buscá-la e fez um pequeno plano de como seria esta tragetória, instrui aos seus homens e convocou a equipe de louvor para que fossem ministrando pelas estradas e cantando anunciando das coisas que Deus havia feito e do seu grande Amor.
Instruiu-os a respeito da reverencia para com a presença da Arca, simbolizando aqui, a santidade de Deus e seu culto, lhes advertiu a respeito dos mandamentos e sobre a rendição de quem faz alguma coisa para Deus.
Com o avançar da globalização e da tecnologias as religiões de raízes judaícas ainda não perderam suas formas de culto, há uma pequena modificação de acordo que as coisas se modernizam contudo permanecem alguns rituais e forma de cultuar.
Já na época de Davi isto já estava acontecendo muitos haviam esquecidos os mandamentos mosaícos e procediam muitas vezes até mesmo sem cultuar como consequencia da aculturação pelas misturas das cuturas dos povos conquistados ao longo da história.

I - o culto e o seu propósito
Não há como se dirigir um culto a Deus se não for por meio da Adoração, sem ela os culots se tornam monótomos, sociais e vazios perdendo seu real propósito. Mais a final o que é Adoração? De que forma posso fazê-la?
Adorar significa inclinar-se, prostar-se em reverencia diante de um ser superior reconhecendo sua divindade, portanto a adoração e quando nós nos despimos de toda a nossa sabedoria, conhecimento e forças(inclinar) e nos rendemos diante do Eterno e Sublime Deus.
Quando Davi veio buscar a Arca da Aliança na casa de Obede-Edom, a biblia afirma que ele veio cantando e dançando na presença de Deus durante todo o caminho. Com o ato de dançar, coreografar desprovido de sensualidade o rei demosntra o quanto ele ama e evidencia de forma peculiar sua forma de adorar. Outro fato envolvendo danças foi quando o povo de Israel atravessou o mar vermelho e os egipcios que os seguiam morreram afogados, Mirian, irmã de Moisés, movida pelo Espírito santo, pega um tamborim e começa a dançar na presença de Deus e as mulheres também assim o fazem. (Ex 15. 20 e 21).
Hoje nós vemos muitas formas de adoração como palmas, danças, gritos de guerras, instrumentais, sapateados, pulos e até desmaios, dentre outros e somente Deus tem o poder de julgar e aceitar estes tipos de Adoração, desde que seja movido pelo Espírito. Afinal é para Ele que são feitas todas estas coisas.
Para que nossa adoração seja verdadeira ela deve conter dois pontos fundamentais; Palavra de ensino pela escrituras sagradas; e através da comunhão com Deus que pode ser íntima o que só depende do adorador e o Apóstolo Paulo recomenda
“ Peço a voces, meus irmãos, pelo infinita compaixão de Deus, que apresentem a Ele o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto de maneira consciente. Não se amoldem com as maneiras deste mundo, mais tranformai-vos pela renovação do vosso entendimento”.(Rm 12. 1,2a )
Não é possivel Adorá-lo e ter comunhão com Ele, sem que o conheçamos através da sua Palavra, que é a única que pode tranformar o homem e o mundo, se assim o fizermos conheceremos sua perfeita vontade e reconheceremos sua voz em qualquer lugar, entende?

II – O Culto e seus utensíllios

Quando alguém queria falar com Deus ele tinha que subir ao altar e quando cometia um pecado devia subir ao holocausto para sacrificar sangue de um animal inocente para cobrir seu pecado.
Na nova aliança, este altar significa nossa oração, de joelhos, em pé, sentado, deitado, etc não importa a posição e sim o propósito de quem verdadeiramente adora. O Senhor Jesus Cristo já derramou seu sangue inocente em nosso favor, por isto Paulo recomenda que apresentemos os nossos corpos como sacrifícios vivos, por que o sangue e a morte já foram derramados em nosso favor, não restam dúvidas, o nosso pecado já foi perdoado no holocauto de Cristo, o que Ele espera é que ultrapassemos o véu do templo que foi rasgado de alto a baixo e o adoremos em Espírito e em Verdade. (Jo 4.14), o Jejum aqui significa este incenso que deve ser queimado como forma de uma adoração extra para Deus e para nossa santificação.
Como já citamos a Arca da Aliança, significava a presença de Deus, e dentro dela estavam contidos alguns objetos como a vara de Arão, que mostrava o grande poder de Deus e as Tábuas da lei, que firmava uma espécie de contrato entre o Deus Santo e o Homem natural.
Nos dias do profeta Samuel a Arca estava servindo de amuleto para Israel e as outras nações temiam a Arca por causa do impacto que ela produzia, quando foi trazida de Siló para o campo de batalha, contra os filisteus em Ebenézer ela provocou uma grande festa o que fez com com eles(filisteus) a tomassem e a levassem como prêmio o que foi a derrota deles, pois a colocaram no santuário de Dagon o que provocou um grande temor no outro dia, Dagon estava de cara no chão diante da Arca do Senhor, o que nos leva a entender que onde a presença de Deus está não há ídolos e nem tristezas. E Ela também não está em qualquer lugar, deve haver um processo de santificação e arrancada de ídolos para que ela possa entrar.

III – O culto e a sua liturgia

O judaísmo desde dos tempos antigos exercem uma linha de raciocínio com relação à liturgia ou forma de culto, e as religiões derivadas dele não poderiam ser diferentes.
Havia uma grande organização para que tudo ocorresse de acordo com os mandamentos expressos no pentateuco. Com o sentido de serviço público, o culto tem esta função dedicar a Deus num momento servicial de prontidão e adoração.
No Novo Testamento essa idéia de serviço ao Senhor volta com mais clareza, pois quem adora nutre a santidade de Deus, eleva a sua grandeza e auto-estima, como por exemplo, quando nossos filhos afirmam que somos os melhores pais do mundo, a sensação de que devemos ainda ser melhor bate a tona, por isto esta prestação de serviço a Deus é entendida assim. Mais além disto, eles viviam uma vida de intença comunhão Davi depois que chegou com a Arca distribuiu pães e bolos, a Igreja Primitiva traziam seus salários para assistencializar os irmãos, partiam o pão e em tudo era comuns, por isto foram chamados de Cristãos, pois se pareciam em tudo com Cristo.
Para o culto hoje, a uma grande preocupação, pois as formas de cultos estão drasticamente sendo transformadas em lazer e diversão, porém o que não pode deixar de haver em nossos cultos é a ministração da Palavra como ela é, sem arrodeios ou jeitinho, e muita adoração de coração em tudo que façamos, se for para o Senhor.

Conclusão

Devemos aprender com Davi, zelo, cuidado e organização com as coisas sagradas.
Partindo do ponto da decencia e ordem temos toda liberdade de adorar ao Senhor da maneira como nós queremos e nos sentimos bem, e nada pode interromper este nosso momento a sós com Ele. Se é aplaudir, correr, sapatear, gritar, falar em línguas estranhas, profetizar, em fim… revenciar, estar puros e sinceridade de coração devem ser pressupostos para que nosso culto agrade a Deus.
“Tudo que tem fôlego louve ao Senhor”.(Sl 150.6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário